Relatórios Técnicos EFICAZES

A arte de escrever relatórios que conquistam!

Qual a proposta?
Escrever um relatório técnico não é apenas relatar procedimentos, testes e conclusões. Quem escreve relatórios precisa CONQUISTAR o interesse do leitor! Um gerente, diretor ou cliente deve ter VONTADE de ler o texto. Afinal, todo relatório precisa conquistar alguma coisa, nem que seja uma simples aprovação. Melhor ainda se a conquista for a aprovação do orçamento para um projeto!

Quem deve participar?
Todos que fazem relatórios em seus trabalhos diários.

Como será?
O professor mostrará em telão exemplos de relatórios eficazes e de outros nem tão bons assim. E discutirá com os participantes que características definem um relatório como bom ou sujeito a melhorias.

Em intervalos regulares o professor apresentará exercícios de fixação dos conceitos apresentados. São bastante desafiadores, já que a complexidade aumenta à medida que o workshop evolui.

Turmas
Eventos fechados em sua empresa com turmas de até 20 pessoas.

Qual a duração?
16 horas.

Data e horário
Definidos pelo cliente.

Local
Instalações indicadas pelo cliente.

Infraestrutura oferecida pelo cliente
Projetor multimídia, mesa para o professor, blocos de anotações e cadeiras para os alunos.

Material didático
Todos os participantes recebem CD com apostila contendo os vários conceitos do curso, além de exemplos de relatórios altamente profissionais ou de textos que requerem melhorias.

Especial: o CD apresenta também uma apostila com os recursos mais relevantes do Word para a construção de relatórios.

Suporte
O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias após evento para o esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Quem é o apresentador?
Fernando Andrade, palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal a utilização eficaz da tecnologia como ferramenta de comunicação. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor da Pessoas e Tecnologia. É autor dos livros

O Outlook como ferramenta de produtividade
E-mail que funciona
Gerenciamento de informações eletrônicas
Administre seu tempo com Palm
PowerPoint para quem conhece PowerPoint
Excel para todos
Excel para quem conhece Excel
Word para quem conhece Word
Mala direta no Word
E-mail para todos
E-mail para quem conhece e-mail

publicados pela editora Nobel, com o apoio da revista Você S.A.

Conteúdo

  • Os primeiros conceitos
  • Por que muitos não gostam de escrever?
  • A comunicação escrita e os tipos de relatórios nas empresas
  • Objetivos em um relatório
  • Fases de preparação
  • Estrutura de um relatório
  • Reflexão: é preciso saber VENDER um relatório?

Elementos de um texto

  • Início
  • Desenvolvimento
  • Elementos didáticos: títulos, subtítulos, layout
  • Conclusões

Elementos de um relatório

  • Início ou sumário
  • Abertura (proposta inicial)
  • Desenvolvimento (atividades desenvolvidas, processos, técnicas)
  • Elementos didáticos: títulos, subtítulos, layout
  • Elementos de apoio: gráficos, tabelas, figuras
  • Resultados obtidos
  • Resumo
  • Conclusões

Um bom relatório

  • Objetividade
  • A estrutura como ferramenta de comunicação
  • Concisão – menor tempo de leitura e de preparação
  • Correspondência entre texto e realidade
  • A conquista da atenção do leitor
  • A busca de resultados positivos para a empresa através do texto
  • Argumentação e convencimento
  • Especial: o que fazer e o que não fazer

As boas técnicas para a criação de relatórios

  • Entendendo o tema: situação, argumentações e conclusões
  • Conhecimento da linguagem
  • Entendendo – e usando – o poder da linguagem
  • Desenvolvimento de ideias: fluência, coerência, coesão
  • O raciocínio lógico
  • O poder de síntese
  • Métodos para aumentar a velocidade de redação de um relatório
  • Os recursos ideais do Word para elaboração de relatórios

Estudo de caso

  • Análise de relatórios da empresa
  • Identificação dos elementos destes relatórios: o que funciona e o que não funciona
  • A reconstrução destes relatórios conforme os conceitos do curso

Fases na redação de um relatório

  • Preparação
  • Elaboração
  • Revisão

Exercício de conclusão: a criação de um relatório completo

  • Apresentação do tema
  • Considerações
  • Preparação pelos alunos
  • O trabalho de um analisado pelo outro
  • Discussão sobre os relatórios que mais representam os conceitos vistos no treinamento