Webwriting

A arte de escrever textos web EFICAZES – didáticos, motivadores e VENDEDORES!

Qual a proposta?

  • Discutir técnicas de redação de textos para internet e intranet
  • Motivar e convencer e-leitores

Quem deve participar?
Todas as pessoas que precisam escrever textos em redes sociais, blogs e páginas internet.

Como será?

  • Apresentação e discussão de técnicas
  • Estudo de casos de textos que funcionam e que não funcionam
  • Dinâmicas de grupo para aplicação dos conceitos apresentados.

Turmas
Eventos fechados em sua empresa com turmas de até 20 pessoas.

Qual a duração?
8 horas.

Data e horário
Definidos pelo cliente.

Local
Instalações indicadas pelo cliente.

Infraestrutura oferecida pelo cliente
Projetor multimídia, mesa para o professor, blocos de anotações e cadeiras para os alunos.

Material didático
Todos os participantes recebem material eletrônico com:

  • Apostila passo-a-passo com os conceitos abordados
  • Apostila com perguntas mais freqüentes feitas nos workshops anteriores

Suporte
O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias pós-evento para o esclarecimento de dúvidas via email.

Quem é o apresentador?
Fernando Andrade, palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal a utilização eficaz da tecnologia no dia a dia das pessoas. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor da Pessoas e Tecnologia. É autor dos livros

  • O Outlook como ferramenta de produtividade
  • E-mail que funciona
  • Gerenciamento de informações eletrônicas
  • Administre seu tempo com Palm
  • PowerPoint para quem conhece PowerPoint
  • Excel para todos
  • Excel para quem conhece Excel
  • Word para quem conhece Word
  • Mala direta no Word
  • E-mail para todos
  • E-mail para quem conhece e-mail

publicados pela editora Nobel, com o apoio da revista Você S.A.

O que será discutido?

Conceitos ESSENCIAIS de uma PÁGINA Web

  • Escrever para web é MUITO diferente do que escrever no papel
  • Leitura palavra-por-palavra, uma realidade muito distante da internet
  • Leitura na tela é 25% mais lenta do que no papel
  • Páginas para olhar, não para ler
  • O primeiro impulso
  • Não me faça pensar novamente
  • Webwriting é gestão da informação
  • Detalhes: em páginas separadas

Conceitos ESSENCIAIS de um TEXTO Web

  • Escrevendo um texto PARA SER LIDO!
  • A qualidade e objetividade de um texto que conquista
  • Antecipando objeções e rejeições
  • A importância de estruturas simples
  • Persuasão e conquista do e-leitor
  • O óbvio e o poder de síntese
  • O limite de rolagem de tela
  • Figuras que valem mil palavras: imagens que complementam – ou substituem – o texto
  • Estudos de casos: textos que FUNCIONAM e textos que NÃO funcionam

Criando os textos

  • A conquista pelo título
  • Oferecendo o que o usuário busca
  • Didática, clareza, objetividade e transmissão da mensagem
  • A organização das informações: a lógica de ligação entre um texto e outros
  • O texto visual: destaque palavras-chaves, use tópicos, comece com uma conclusão – e muito mais!
  • A importância da página inicial
  • Os vícios mais comuns em textos web
  • Quando incluir áudio, vídeo, ícones e fotos?
  • RESPEITE o idioma: os cuidados ESSENCIAIS com a ortografia e a gramática
  • ESPECIAL: 5 opções para quebrar o bloqueio de escrever textos

Empatia e emoção

  • Tratando bem o leitor de suas páginas
  • A motivação do e-leitor
  • Ficando no lugar do leitor
  • A adequação da linguagem ao e-leitor
  • “Se for difícil de ler, eu não leio!”
  • A interação com o e-leitor

Aperfeiçoamento constante

  • A frequência adequada de atualização de suas páginas
  • Testes de usabilidade – um conceito essencial em páginas web
  • Facilidades para impressão de suas páginas
  • A integração com o Google
  • Ninguém tem mais tempo: rapidez na criação de textos, rapidez na leitura de textos

Em sua empresa

  • Expondo suas ideias para a equipe de tecnologia de sua empresa
  • A “inspiração” dos outros: como convencer colegas, superiores e subordinados sobre o que é melhor para suas páginas
  • Os olhos dos outros: como os colegas podem aperfeiçoar seus textos

Dinâmicas

  • Discutindo a eficácia de um texto
  • A desconstrução de um texto típico
  • Analisando em tempo real textos interessantes: os que funcionam e os que não funcionam
  • Check-list: bons hábitos na criação de textos web – e a aplicação constante desta lista até sua completa absorção