Livros

Falar sobre pessoas e tecnologia é a proposta principal de nossa empresa. E alguns temas apresentados em nossos vários treinamentos foram reunidos em livros publicados pela Ed. Nobel com o apoio da revista Você S/A.

Outlook como ferramenta de produtividade   Email que funciona   GerenciamentoInformacoesEletronicas

Administre seu tempo com Palm   Excel para todos   Excel para quem conhece Excel

Word para quem conhece Word   Mala direta no Word   PowerPoint para quem conhece PowerPoint

Email para todos   Email para quem conhece email

Conversando com o leitor

Se você tem um destes livros, fique à vontade para conversar com o autor. Veja um exemplo de conversa – e aproveite para conhecer um pouco mais de PowerPoint.

 

Professor Fernando Andrade,

Comprei seu livro “PowerPoint para quem conhece PowerPoint”.
Tenho uma dúvida, talvez seja elementar, mas como o senhor permitiu, na última página de seu livro, que entrasse em contato consigo, se fosse necessário, é o que eu estou fazendo.

No capítulo 2 do seu livro, “Trabalhe bem com figuras”, o senhor explica a ferramenta desagrupar e a colocação do rosto de uma pessoa no lugar do computador.

Peguei algumas figuras da Internet (formato JPEG, CPT, GIF). Insiro no programa PowerPoint, mas a ferramenta desagrupar não fica disponível. Será que devo salvar a figura em outro formato para ter acesso à ferramenta desagrupar?

Peguei uma figura da Internet: um braço com uma mão estendida e a figura de Betty Boop para compor. No programa Corel PHOTOPAINT, com a ferramenta máscara seleciono parte do braço, deleto-o, deixando só a mão estendida. Trabalho a figura de Betty Boop, e, novamente com a ferramenta máscara, deleto as partes que não me interessam e deixo a figura como eu quero.

Após a composição das figuras devo salvá-la. No formato JPEG, CPT ou GIF ( ou devo salvar em outro formato?). Mas quando mando inserir num slide do PowerPoint -que já possui uma paisagem- a composição mão “estendida-Betty Boop” ela fica dentro de um quadrado branco cortando a paisagem, conforme anexo 1. Como eliminar esse quadrado branco para que a figura se enquadre na paisagem, conforme anexo 2?

O mesmo acontece quando recorto numa foto a cabeça de uma pessoa. Quando insiro no PowerPoint, a figura da cabeça vem dentro de um quadrado branco. O programa PowerPoint não possui uma ferramenta, como o Corel PHOTOPAINT possui a ferrramenta máscara para eliminar o quadrado branco?

Agradeço a atenção que o senhor puder dar às dúvidas relatadas.

Atenciosamente.

Mário De Níchile

 

Mário,

Obrigado pela leitura do “PowerPoint para quem conhece PowerPoint”. Vamos às respostas:

· O recurso de desagrupamento só funciona para cliparts, que nada mais são do que objetos agrupados. Figuras tipo jpg e gif não podem ser desagrupadas.

· Parabéns pela figura da mão estendida segurando a Betty Boop, ficou bem interessante. Nem sempre é possível tirar o tal quadrado branco ao redor de figuras coladas, mas para a maioria das situações o PowerPoint apresenta o recurso Definir cor transparente. Na versão 2003 do programa, basta você clicar na figura, escolher o botão Definir cor transparente e em seguida clicar no quadrado branco.

Se você tiver outra versão do PowerPoint ou se você não conseguir aplicar esta última explicação, fique à vontade para enviar novo email. Aliás, em próximos emails de dúvida, peço que você anexe o próprio arquivo PowerPoint com problemas.

Um abraço,

Fernando Andrade

 

Prezado Professor Fernando:

Antes de tudo, muito obrigado por responder ao meu e-mail.
Foi, devo-lhe confessar, uma grata e imensa surpresa receber a sua resposta.

Por que surpresa? Freqüentemente empresas se colocam a disposição para responder eventuais dúvidas existentes. Não só empresas. Os políticos também, principalmente em épocas de campanhas eleitorais disponibilizam o conhecido “Fale Conosco” para esclarecimentos. Ingenuamente, vez ou outra, escrevi aguardando retorno. Nunca houve. No máximo, uma resposta padrão gerada automaticamente pelo computador.

Assim, professor Fernando, entendo que o senhor seja uma pessoa muito ocupada, mas, de qualquer forma, encontrou um tempo para me esclarecer tudo didaticamente. O senhor é uma pessoa diferente. Para melhor. Fico-lhe muito grato.

Vou lhe pedir outro esclarecimento, mas quero deixar claro que o senhor não tem qualquer compromisso de me responder. Acho que já o incomodei bastante.

É o seguinte: preparei um conjunto de slides numa apresentação PowerPoint. Anexei uma música no formato MP3. No meu computador a apresentação com a música aparecem corretamente. Enviei a apresentação para alguns amigos. Os slides chegam corretamente, mas a música não é ouvida. Perguntei a um amigo que me disse que deveria enviar a música no formato WAV. Foi o que eu fiz. A apresentação com a música no formato WAV aparece corretamente no meu computador, mas os amigos recebem a apresentação e a música continua a não ser ouvida. O senhor sabe qual é a razão? Existe algum outro formato de música que possa ser enviado e ouvido? Existe algum programa que transforma a música de um formato para outro?

Finalmente, o senhor conhece algum livro completo e didático sobre PowerPoint que eu pudesse adquirir para aprender mais?
Repito, o senhor não tem qualquer compromisso de responder às minhas dúvidas. O senhor ter respondido ao meu primeiro e-mail já foi uma imensa satisfação para mim. E uma imensa e agradável surpresa.

Muito obrigado, professor Fernando.

Mário

 

Mario,

Agradeço muito seus elogios. Aliás, se você permitir, gostaria de publicá-lo em um site novo que estou preparando. Se estiver de acordo, peço que informe o nome de sua empresa e sua atividade profissional. Sempre publico comentários com estas informações.

Você até pode incluir uma música mp3 em seus slides, mas neste caso é preciso enviar não só o arquivo PowerPoint mas também a música. Aí sim o destinatário conseguirá abrir os slides e ouvir a música.

Para evitar este problema, seu amigo tem razão, músicas no formato wav são mais adequadas, elas ficam “embutidas” no arquivo PowerPoint – você não precisa enviá-las junto com os slides. Mas neste caso é preciso associá-la a uma transição de slides. Na versão 2007 do PowerPoint o procedimento é:

1. Clique na guia Animações.

2. Procure a caixa Som de Transição, clique na seta para baixo e escolha Outro som.

3. Indique o arquivo .wav desejado.

Pronto, quando você exibir os slides, a música será executada. Neste e em todos os slides seguintes. Ao enviar o arquivo PowerPoint por email, o som vai junto.

Fique à vontade para fazer novas perguntas.

Fernando Andrade
Professor Fernando:

Sinta-se à vontade para publicar meus comentários.

Sou engenheiro. Sou autônomo. Presto serviços de assessoria técnica e comercial na área de equipamentos eletro-mecânicos estabelecendo vínculos entre empresas compradoras e vendedoras.

Trabalho com o Corel Photo-Paint, com o Adobe Photoshop e com o PowerPoint como hobby, embora já tenha feito alguns serviços mais profissionais para um ou outro amigo. Mas sou, de qualquer forma, um amador na área.

Agradeço suas informações sobre os formatos das músicas e por toda sua boa vontade.

Um abraço.

Mário