Planejando e estruturando ideias

A arte de passar informações

Objetivos
Desenvolver habilidades de comunicação para a apresentação de projetos, planilhas e relatórios. Ao longo do evento, os participantes experimentarão situações que estimulem a criatividade, a objetividade, a comunicação assertiva e focada, sempre considerando os objetivos traçados.

Quem deve participar?
Executivos, analistas e todos os profissionais que precisam passar informações e ideias a colegas, superiores, clientes e fornecedores.

Como será?
Apresentação teórica, exercícios práticos, reflexão e compartilhamento. O evento é totalmente participativo, o professor interage com os alunos o tempo todo.

Em intervalos regulares, os alunos apresentam temas específicos para a turma, colocando em prática todos os conceitos vistos no curso até aquele momento

Participantes
Eventos fechados em sua empresa para até 20 pessoas por turma.

Qual a duração?
8 horas.

Data e horário
Definidos pelo cliente.

Local
Instalações indicadas pelo cliente.

Infraestrutura oferecida pelo cliente
Projetor multimídia, mesa para o professor, blocos de anotações e cadeiras para os alunos.

Material didático
Todos os assuntos abordados são apresentados de forma didática em apostila eletrônica.

Suporte
O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias após o evento para o esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Quem é o apresentador?
Fernando Andrade, palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal a utilização eficaz da tecnologia no dia a dia das pessoas. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor da Pessoas e Tecnologia. É autor dos livros

  • O Outlook como ferramenta de produtividade
  • E-mail que funciona
  • Gerenciamento de informações eletrônicas
  • Administre seu tempo com Palm
  • PowerPoint para quem conhece PowerPoint
  • Excel para todos
  • Excel para quem conhece Excel
  • Word para quem conhece Word
  • Mala direta no Word
  • E-mail para todos
  • E-mail para quem conhece e-mail

publicados pela editora Nobel, com o apoio da revista Você S.A.

O que será discutido?

Exposição de ideias

  • Você conhece bem seu projeto? Aprenda a apresentá-lo a outros!
  • O conceito de uma exposição de ideias e sua venda
  • Exposições formais e exposições informais
  • O papel da comunicação nas exposições escritas ou verbais
  • Adequação: da linguagem técnica para linguagem gerencial
  • Argumentação: convencimento e persuasão
  • O poder de síntese, o excesso de informações e a mensagem incompleta
  • A importância de conhecer o público alvo
  • Estudo de caso: a arte de apresentar um projeto

Planejando e organizando conteúdos

  • Os objetivos da exposição
  • As informações disponíveis
  • Estruturando ideias e informações
  • A estratégia da exposição
  • Análise crítica dos temas a apresentar
  • Organizando as ideias em planilhas, relatórios ou slides
  • Especial: a quantidade certa de informações no arquivo de apresentação
  • Estudos de casos: apresentações que funcionam e apresentações que não funcionam

Criando

  • Relatórios, planilhas ou slides: qual o melhor meio? Quando e como usá-los?
  • A ideia inicial: a primeira impressão é a que fica
  • A ideia final: conclusiva, instigante e eficaz
  • As ideias intermediárias: dados, explicações, análises
  • Informações em tabelas e planilhas: técnicas para simplificação e transmissão eficaz da mensagem
  • Gráficos como recurso de comunicação – o que funciona e o que não funciona
  • Imagens e figuras: a arte de conciliar textos e figuras para apresentar ideias com eficácia
  • Conferindo a clareza da mensagem e a didática da organização
  • O material para os participantes
  • Os melhores recursos técnicos para transmissão da mensagem
  • Estudo de caso: transformando exposições muito técnicas em exposições gerenciais

Apresentando

  • Conduzindo uma exposição: foco e objetividade
  • Habilidades de um facilitador: postura, atitude, assertividade, didática, clareza e organização
  • Essencial: como verificar se a mensagem está sendo passada de forma adequada
  • A linguagem não verbal nas exposições
  • Adequação à linguagem gerencial
  • Buscando a atenção dos participantes
  • Autocontrole: ansiedade, nervosismo, medo, “brancos”
  • Adequação de canais e códigos de comunicação
  • Técnicas que favorecem o envolvimento dos participantes
  • Lidando com diferentes tipos de ouvintes
  • Tempo e objetividade
  • Como lidar com os imprevistos
  • As perguntas difíceis, as respostas necessárias e os comportamentos indesejados
  • A defesa de opiniões: as cinco técnicas essenciais de argumentação
  • Estudo de caso: o expositor “perdido”