Redação de relatórios técnicos

A arte de escrever relatórios que comunicam!

Qual a proposta?
Escrever um relatório técnico não é apenas relatar procedimentos, testes e conclusões. Quem escreve relatórios precisa CONQUISTAR o interesse do leitor! Um gerente, diretor ou cliente deve ter VONTADE de ler o texto. Afinal, todo relatório precisa conquistar alguma coisa, nem que seja uma simples aprovação. Melhor ainda se a conquista for a aprovação do orçamento para um projeto!

Quem deve participar?
Todos que fazem relatórios em seus trabalhos diários.

Como será?
O professor mostrará em telão exemplos de relatórios eficazes e de outros nem tão bons assim. E discutirá com os participantes que características definem um relatório como bom ou sujeito a melhorias.

Em intervalos regulares o professor apresentará exercícios de fixação dos conceitos apresentados. São bastante desafiadores, já que a complexidade aumenta à medida que o workshop evolui.

Participantes
Eventos fechados em sua empresa para até 20 pessoas por turma.

Qual a duração?
8 horas.

Data e horário
Definidos pelo cliente.

Local
Instalações indicadas pelo cliente.

Infraestrutura oferecida pelo cliente
Projetor multimídia, mesa para o professor, blocos de anotações e cadeiras para os alunos.

Material didático
Todos os participantes recebem material eletrônico com:

  • Apostila contendo os vários conceitos do curso;
  • Exemplos de relatórios altamente profissionais;
  • Exemplos de textos que requerem melhorias;
  • Apostila com os recursos mais relevantes do Word para a construção de relatórios.

Suporte
O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias após o evento para o esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Quem é o apresentador?
Fernando Andrade, palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal a utilização eficaz da tecnologia no dia a dia das pessoas. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor da Pessoas e Tecnologia. É autor dos livros

  • O Outlook como ferramenta de produtividade
  • E-mail que funciona
  • Gerenciamento de informações eletrônicas
  • Administre seu tempo com Palm
  • PowerPoint para quem conhece PowerPoint
  • Excel para todos
  • Excel para quem conhece Excel
  • Word para quem conhece Word
  • Mala direta no Word
  • E-mail para todos
  • E-mail para quem conhece e-mail

publicados pela editora Nobel, com o apoio da revista Você S.A.

O que será discutido?

Os primeiros conceitos

  • Por que muitos não gostam de escrever?
  • A comunicação escrita e os tipos de relatórios nas empresas
  • Objetivos em um relatório
  • Fases de preparação
  • Estrutura de um relatório
  • Reflexão: é preciso saber VENDER um relatório?

Elementos de um texto

  • Início
  • Desenvolvimento
  • Elementos didáticos: títulos, subtítulos, layout
  • Conclusões

Elementos de um relatório

  • Início ou sumário
  • Abertura (proposta inicial)
  • Desenvolvimento (atividades desenvolvidas, processos, técnicas)
  • Elementos didáticos: títulos, subtítulos, layout
  • Elementos de apoio: gráficos, tabelas, figuras
  • Resultados obtidos
  • Resumo
  • Conclusões

Um bom relatório

  • Objetividade
  • A estrutura como ferramenta de comunicação
  • Concisão – menor tempo de leitura e de preparação
  • Correspondência entre texto e realidade
  •  A conquista da atenção do leitor
  • A busca de resultados positivos para a empresa através do texto
  • Argumentação e convencimento
  • Especial: o que fazer e o que não fazer

As boas técnicas para a criação de relatórios

  • Entendendo o tema: situação, argumentações e conclusões
  • Conhecimento da linguagem
  • Entendendo – e usando – o poder da linguagem
  • Desenvolvimento de ideias: fluência, coerência, coesão
  • O raciocínio lógico
  • O poder de síntese
  • Métodos para aumentar a velocidade de redação de um relatório
  • Os recursos ideais do Word para elaboração de relatórios

Estudo de caso

  • Análise de relatórios da empresa
  • Identificação dos elementos destes relatórios: o que funciona e o que não funciona
  • A reconstrução destes relatórios conforme os conceitos do curso

Fases na redação de um relatório

  • Preparação
  • Elaboração
  • Revisão

Exercício de conclusão: a criação de um relatório completo

  • Apresentação do tema
  • Considerações
  • Preparação pelos alunos
  • O trabalho de um analisado pelo outro
  • Discussão sobre os relatórios que mais representam os conceitos vistos no treinamento