A arte de falar em público – com PowerPoint

Desenvoltura, flexibilidade, empatia, segurança, interação com a plateia – e o apoio essencial do PowerPoint

Qual a proposta?
Apresentações PowerPoint estão em todos os lugares. Muitas são bem criativas, mas com um sério problema: o apresentador não sabe conciliar os slides e sua apresentação em público.

Resultado: palestras chatas, confusas e objetivos não são atendidos. Seria melhor a palestra nem ter acontecido.

Palestra ideal, eficaz, que traz resultados, é aquela onde:
– O apresentador não fica apenas lendo os slides, mas sim interagindo com eles;
– Os slides caminham junto com a palestra, em perfeito sincronismo com os movimentos e falas do apresentador;
– O apresentador consegue despertar a emoção da plateia

Este evento mostra como criar slides que realmente auxiliem um apresentador a mostrar suas ideias e conceitos e a conquistar o público!

Quem deve participar?
Presidentes, diretores, médicos, políticos e todos que fazem apresentações em público – de alto nível – e já utilizam o PowerPoint.

Atenção
Se a pessoa que faz a apresentação em público não for a mesma que cria os slides, é altamente recomendável que as duas participem do workshop. Uma apresentação eletrônica de ALTO ESCALÃO exige a sintonia total entre apresentador e produtor.

Qual a duração?
16 horas.

Data e horário
Definidos pelo cliente.

Local
Instalações indicadas pelo cliente.

Infraestrutura oferecida pelo cliente
Projetor multimídia, mesa para o professor, blocos de anotações e cadeiras para os alunos.

Material didático
Todos os participantes recebem CD com:

  • Apostila passo a passo com os exemplos mostrados no telão
  • Apostila Perguntas mais frequentes feitas nos workshops
  • Apostilas PowerPoint Fundamentos e PowerPoint Aperfeiçoamento
  • Apostila Uma Apresentação PowerPoint Eficaz
  • Várias apresentações prontas
  • Apresentações eletrônicas prontas para uso e analisadas no workshop
  • Filmes e músicas para uso nos exercícios práticos

Suporte
O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias após evento para o esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Como será?
O workshop é composto por três partes distintas e complementares.

Parte 1, Formação e Informação
O professor discute os conceitos essenciais para uma excelente apresentação em público com PowerPoint. Tudo é ilustrado com estudos de casos (apresentações ruins e apresentações boas).

Parte 2, Desenvolvimento e Informação
Os participantes desenvolvem uma apresentação completa, sempre com a orientação do professor. É o momento de colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Parte 3, Resultados e Informação
As apresentações são realizadas. Esta é a parte nobre do workshop, os participantes testam, corrigem e aperfeiçoam tudo – novamente com o apoio do professor, e agora também com a opinião dos colegas de aula.

Notebook
Para evitar surpresas na hora da apresentação, os slides sempre devem ser criados no próprio notebook do apresentador. Assim, cada participante deve trazer seu notebook com PowerPoint instalado.

Quem é o apresentador?
Fernando Andrade, palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal a utilização eficaz da tecnologia no dia a dia das pessoas. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor da Pessoas e Tecnologia. É autor dos livros

  • O Outlook como ferramenta de produtividade
  • E-mail que funciona
  • Gerenciamento de informações eletrônicas
  • Administre seu tempo com Palm
  • PowerPoint para quem conhece PowerPoint
  • Excel para todos
  • Excel para quem conhece Excel
  • Word para quem conhece Word
  • Mala direta no Word
  • E-mail para todos
  • E-mail para quem conhece e-mail

publicados pela editora Nobel, com o apoio da revista Você S.A.

O que será discutido?

O que existe por aí

  • O que arranca aplausos
  • O que causa sono
  • O que não causa nada

A apresentação

  • Qual o objetivo
  • Quem é o público
  • As informações disponíveis
  • O planejamento: começo, meio e fim

Os slides

  • As informações disponíveis
  • O planejamento: começo, meio e fim
  • Abertura e fechamento
  • Gráficos, planilhas, figuras, filmes e sons

O apresentador

  • O que falar
  • Como falar
  • Erros e acertos

O conteúdo – como um todo

  • O poder da argumentação
  • A didática
  • O poder de síntese

O conteúdo – texto

  • A linguagem
  • A força da palavra certa
  • A capacidade de expressão

O conteúdo – visual

  • O layout
  • O poder das cores
  • A figura que vale mil palavras

O intangível

  • A emoção
  • A mensagem subliminar
  • Desperatando o interesse

O ”branco” na hora H

  • Esquecer é sinal de adrenalina alta
  • Adrenalina alta é essencial
  • Truques para lidar com o ”branco”

O jogo de cintura

  • A criatividade
  • O limão e a limonada
  • O improviso

A relação com o público

  • A interação
  • A empatia
  • O estímulo à participação

A apresentação no telão

  • As teclas salvadoras
  • A animação que facilita a exposição
  • Mapa da apresentação: controle total
  • Modo apresentador: slide no notebook mais detalhado do que no telão
  • Rabiscando o slide durante a apresentação

Qual é mesmo o objetivo da apresentação?

  • A mensagem principal – lenta e gradual
  • O reforço
  • O retorno

Os pequenos grandes detalhes

  • O controle do tempo: nem antes nem depois
  • O material para o público – durante a apresentação
  • O material para o público – depois da apresentação
  • O feedback

E depois?

  • O contato por e-mail
  • A reação aos contatos
  • Uma nova rodada?

 

O que você achou do workshop “A arte de FALAR EM PÚBLICO com PowerPoint”?

Participei do curso A arte de falar em público em PowerPoint e gostaria de deixar meu feedback sobre o treinamento contratado, que realmente superou minhas expectativas.

A forma diferenciada utilizada pelo instrutor para disseminar o conteúdo conseguiu manter a atenção de todos durante todo o treinamento. Ele falou objetivamente sobre os pontos principais para realizar uma boa apresentação utilizando o PowerPoint e deu várias dicas de utilização da ferramenta. Avaliou itens como postura, tom de voz, domínio do conteúdo e a emoção que cada participante colocava ao falar do trabalho.

Parabéns! E obrigado!

Edson Nunes – AES Eletropaulo