Oratória, a arte de falar em público

Comunicação, didática, postura e conquista através de uma palestra bem-feita!

Qual a proposta?
Falar em público é sempre um desafio. Para quem nunca falou e certamente para quem já fala! Desenvolver a capacidade de falar em público, e conquistar este público, estão entre as principais propostas deste workshop.

Quem deve participar?
Toda e qualquer pessoa que precisa falar em público e quer aperfeiçoar suas técnicas. As apresentações individuais são filmadas.

Gravação PARTICIPATIVA
Esta é uma inovação marcante deste treinamento, cada apresentação de grupo é filmada por um co-lega da turma. O diferencial é que a filmagem não será com uma filmadora tradicional, e sim com um smartphone disponibilizado pelo professor. Filmadoras inibem, smartphones fazem parte do dia a dia de todos, quase não são notados.

Altamente significativa, e muito PRODUTIVA, é a filmagem ser feita por um colega. Ao procurar os melhores ângulos, os detalhes da apresentação, o filmador terá uma chance ímpar de perceber situa-ções normalmente ignoradas quando apenas vemos uma apresentação.

Como será?
O workshop é composto por quatro partes distintas e complementares:

1a. parte: Conceitos
O professor forma os conceitos essenciais para uma excelente apresentação em público (listados no conteúdo programático no final desta página). Tudo é ilustrado com estudos de casos – bons e ruins. É aqui que o aluno terá a base para suas novas apresentações.

2a. parte: Preparação das apresentações individuais
Os participantes planejam e desenvolvem uma apresentação, sempre com a orientação do professor. Nesta etapa o aluno coloca em prática os conhecimentos adquiridos.

3a. parte: Apresentações individuais em público
Esta é uma das partes mais interessantes do workshop, a fase de resultados. Cada aluno faz uma apresentação para a turma. A apresentação é filmada. O professor faz comentários durante e após cada apresentação. Os demais alunos também opinam. Assim as próximas apresentações podem incluir os comentários feitos.

4a. parte: Aperfeiçoamento
Após cada cinco alunos, o professor exibe em telão as apresentações, reforçando conceitos já passados e apresentando novos assuntos. Aqui o aluno observa sua desenvoltura no telão e tem a chance de aperfeiçoar ainda mais suas performances.

O ciclo continua para cada grupo de cinco alunos: apresentações individuais, exibição dos filmes e novas explicações. Para fechar o ciclo, cada aluno faz nova participação, também rápida e também filmada, aplicando as sugestões feitas para ele e para os outros.

Turmas
Eventos fechados em sua empresa com turmas de até 20 pessoas.

Qual a duração?
16 horas.

Data e horário
Definidos pelo cliente.

Local
Instalações indicadas pelo cliente.

Infraestrutura oferecida pelo cliente
Projetor multimídia, mesa para o professor, blocos de anotações e cadeiras para os alunos.

Material didático
Todos os participantes recebem CD com material didático completo.

Suporte
O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias após evento para o esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Quem é o apresentador?
Fernando Andrade, palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal a utilização eficaz da tecnologia no dia a dia das pessoas. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor da Pessoas e Tecnologia. É autor dos livros

O Outlook como ferramenta de produtividade
E-mail que funciona
Gerenciamento de informações eletrônicas
Administre seu tempo com Palm
PowerPoint para quem conhece PowerPoint
Excel para todos
Excel para quem conhece Excel
Word para quem conhece Word
Mala direta no Word
E-mail para todos
E-mail para quem conhece e-mail

publicados pela editora Nobel, com o apoio da revista Você S.A.

O que será discutido?

  • Enfrentando uma plateia
  • Combatendo a timidez e o medo de falar
  • Os diferentes tipos de público
  • Pânico x naturalidade x humor
  • Saídas para situações inesperadas e embaraçosas

Oratória e retórica

  • O desenvolvimento de idéias, com didática e fluência
  • Apresentador e ator, ao mesmo tempo
  • O controle absoluto da voz – em qualquer ambiente

O que existe por aí

  • O que arranca aplausos
  • O que causa sono
  • O que não causa nada

O conteúdo – como um todo

  • O poder da argumentação e persuasão
  • A didática
  • O poder de síntese

O conteúdo – as ideias

  • A linguagem
  • A força do vocabulário ideal
  • A capacidade de expressão

O apresentador

  • Atitudes para corrigir vícios e erros que se repetem
  • A postura: gestos e a mensagem que o corpo transmite – em pé ou sentado!
  • Imagem: os cuidados essenciais com roupas, sapatos e cabelos
  • Voz, dicção e vocabulário
  • A comunicação expressiva do rosto e dos olhos
  • Criando um estilo

O intangível

  • A emoção
  • A naturalidade
  • A mensagem subliminar
  • As situações difíceis

O ”branco” na hora H

  • Esquecer é sinal de adrenalina alta
  • Adrenalina alta é essencial
  • Truques para lidar com o ”branco”

O jogo de cintura

  • A criatividade
  • A capacidade de improvisar com desembaraço
  • As perguntas difíceis e/ou inesperadas

O público

  • A interação e a empatia
  • O estímulo à participação
  • A conquista dos “difíceis” e “hostis”

A interação com os equipamentos

  • O controle sobre a apresentação
  • O domínio do microfone
  • O apoio de filmes

Qual é mesmo o objetivo da apresentação?

  • O planejamento da apresentação
  • Uma estratégia possível: começar pela conclusão
  • A mensagem principal – lenta e gradual
  • O reforço
  • O retorno

Os pequenos grandes detalhes

  • O controle do tempo: nem antes nem depois
  • O material para o público – durante a apresentação
  • O material para o público – depois da apresentação
  • O feedback

E depois?

  • O contato por e-mail
  • A reação aos contatos
  • Uma nova rodada?