Gerenciamento de projetos com Project

Tempo, recursos, planejamento, restrições e atribuições – as melhores práticas

Qual a proposta?

  • Capacitar os participantes a gerenciar projetos usando o Project como ferramenta de apoio;
  • Discutir e analisar as várias fases de um projeto – planejamento, execução, acompanhamento e encerramento – tudo viabilizado e feito eficazmente com os melhores recursos do Project;
  • Criar oportunidades para que os participantes possam avaliar situações típicas do gerencia-mento de um projeto, sempre conforme conceitos difundidos mundialmente pelo PMI – Project Management Institute – através do PMBOK.

Quem deve participar?
Diretores, gerentes, analistas, engenheiros e todos aqueles que trabalham com projetos e conhecem o Project.

Como será?
Exercícios interativos para discussão das fases de um projeto e exploração da ferramenta Project, exposição teórica e utilização de recursos audiovisuais.

Em intervalos regulares os parti-cipantes são convidados a participar de dinâmicas simulando a utilização do Project e as me-lhores práticas de gerenciamento de projetos.

Participantes
Eventos fechados em sua empresa para até 20 pessoas por turma.

Qual a duração?
16 horas.

Data e horário
Definidos pelo cliente.

Local
Instalações indicadas pelo cliente.

Infraestrutura oferecida pelo cliente
Projetor multimídia, mesa para o professor, blocos de anotações e cadeiras para os alunos.

Material didático
Todos os assuntos abordados no treinamento estarão registrados em apostila eletrônica, en-tregue em CD, juntamente com exercícios e textos complementares.

Suporte
O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias após evento para o esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Quem é o apresentador?
Fernando Andrade, palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal a utilização eficaz da tecnologia no dia a dia das pessoas. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor da Pessoas e Tecnologia. É autor dos livros

  • O Outlook como ferramenta de produtividade
  • E-mail que funciona
  • Gerenciamento de informações eletrônicas
  • Administre seu tempo com Palm
  • PowerPoint para quem conhece PowerPoint
  • Excel para todos
  • Excel para quem conhece Excel
  • Word para quem conhece Word
  • Mala direta no Word
  • E-mail para todos
  • E-mail para quem conhece e-mail

publicados pela editora Nobel, com o apoio da revista Você S.A.

O que será discutido?

Fundamentos

  • A visão global de um projeto
  • O gerenciamento de projetos e o Project
  • PMI e PMBOK
  • WBS (Work BreakDown Structure): conceitos e aplicações
  • Agendando projetos a partir do início ou do fim
  • As informações gerenciais
  • O período de trabalho útil
  • Calendários no Project e o calendário padrão para o projeto

Tarefas

  • As tarefas e o Gráfico de Gantt
  • Processos e processos continuados
  • Tarefas no Project: tipos, duração, fórmulas e cálculos
  • Definindo milestones no projeto
  • Estrutura de Divisão de Trabalho
  • Dependências, vínculos entre tarefas, retardos e antecipações
  • Restrições
  • Ferramenta de análise PERT

Recursos e atribuições

  • Controle e gerenciamento de equipes e materiais
  • A força de trabalho disponível
  • Os modos de visualização de recursos
  • Pessoas e recursos materiais essenciais ao projeto
  • Custos e tabela de preços para recursos
  • Orçamento e o gerenciamento do fluxo de caixa
  • Pagamentos e grupos
  • O Project e a delimitação do trabalho de um recurso
  • Disponibilidade, folga e superalocação de recursos
  • EVM (Earned Value Management), análise gráfica e tabelas

Controle, execução e relatórios

  • Orçamento do projeto e Linha de Base
  • Linha de base, Gantt de controle e caminho crítico
  • O acompanhamento do projeto e a Barra de Ferramentas de controle
  • A duração real de uma tarefa
  • Diferença entre % de conclusão, % Conclusão física e % de trabalho.
  • Os vários tipos de relatórios, formatação e filtros

Cronograma e calendários

  • Calendários de projeto, de recursos e de tarefas
  • Personalização e adequação ao projeto
  • Conflitos de calendários
  • Caminho crítico e atrasos no projeto
  • Planos provisórios, linhas de base e linhas de andamento
  • Filtro, Classificação e Agrupamento
  • Replanejando tarefas ou o projeto