Atitude é tudo!

A arte do bom relacionamento

Objetivos
É trabalhando que as pessoas passam a maior parte do seu dia. As pessoas precisam deste trabalho, as empresas precisam destas pessoas. E muito! Ora, nada mais natural então do que transformar as horas trabalhadas em momentos agradáveis, estimulantes, seguros, desafiadores e motivadores. As pessoas ganham bastante com tal ATITUDE. Certamente as empresas também!

Metodologia
Este não é um evento teórico, com conceitos apresentados em slides em um telão. Ao contrário, é altamente interativo. Conversando com os participantes, o professor vai aos poucos apresentando todos os conceitos necessários. A conversa entre os próprios participantes também é bastante estimulada. No final do evento os conceitos são recapitulados de forma organizada, momento este em que os participantes se dão conta de quanto aprenderam ao longo das horas do treinamento.

Reforçando os pontos essenciais, os participantes passam – em intervalos regulares – por dinâmicas para vivenciar os conceitos apresentados.

Conforme a necessidade específica do cliente, o evento ainda pode conter:
– Café e almoço temáticos, aproveitados para apresentação/vivência de conceitos
– Sorteios e brindes, para tornar o ambiente de aprendizado ainda mais estimulante
– Filmes

Público alvo
Todas as pessoas que trabalham em empresas, de qualquer porte.

Participantes
Até 20 pessoas por turma.

Duração
8 horas.

Data e horário
Definidos pelo cliente.

Local
Instalações indicadas pelo cliente.

Infraestrutura oferecida pelo cliente
Projetor multimídia, mesa para o professor, blocos de anotações e cadeiras para os alunos.

Material didático
Todos os participantes recebem CD com:

  • Apostila com os conceitos apresentados no treinamento
  • Apostila Perguntas mais frequentes feitas nos seminários
  • Dinâmicas apresentadas no evento
  • Filmes apresentados no evento

Suporte
O professor fica à disposição dos participantes durante 90 dias após evento para o esclarecimento de dúvidas via e-mail.

Quem é o apresentador?
Fernando Andrade, palestrante, professor e conferencista, tem como tema principal o trabalho com pessoas. É analista de sistemas pela IBM, engenheiro civil pela Universidade Mackenzie e diretor da Pessoas e Tecnologia. É autor dos livros

  • O Outlook como ferramenta de produtividade
  • E-mail que funciona
  • Gerenciamento de informações eletrônicas
  • Administre seu tempo com Palm
  • PowerPoint para quem conhece PowerPoint
  • Excel para todos
  • Excel para quem conhece Excel
  • Word para quem conhece Word
  • Mala direta no Word
  • E-mail para todos
  • E-mail para quem conhece e-mail

publicados pela editora Nobel com o apoio da revista Você S.A.

O que será discutido?

Quem é você?

  • Autoestima, autoconhecimento e autoimagem
  • Você é resistente a novas ideias?
  • A pressão no trabalho e a resiliência
  • Como é sua inteligência emocional? E o que isso significa?
  • Sentimentos positivos e negativos: como são criadas as defesas

Você na empresa

  • Seu comportamento: espelho da qualidade dos serviços e produtos que a empresa oferece
  • Roupas e aparência: sua embalagem e a imagem que os outros têm de você
  • Uma pessoa de atitude!
  • Ética
  • Bê-a-bá da paciência
  • Trabalhando no piloto automático: excesso de confiança x segurança
  • Satisfação no trabalho

O dia-a-dia

  • Planejamento, imprevistos, riscos e resultados
  • A Lei de Gérson: leve vantagem você também?
  • Respeitar regras é bom? Para quem?
  • Lugar de comida é no restaurante
  • Celular que ajuda e celular que atrapalha
  • Pontualidade: é bom respeitar horário? Por quê?
  • As faltas no trabalho
  • O fretado, você e os outros
  • Circulando pelos corredores da empresa
  • Você preparado para fazer o que for preciso – o estado de prontidão
  • Correndo atrás ou correndo à frente? Assertividade e iniciativas de sucesso
  • Perdas: identificando e eliminando – a melhoria constante e gradual da qualidade
  • Resolvendo problemas e multiplicando ideias

O relacionamento com colegas

  • Respeito é bom e eu gosto
  • Seu tempo e o tempo dos outros
  • Suas atitudes interferem no trabalho de todo mundo
  • Resolvendo conflitos
  • O comportamento que atrapalha – e o que ajuda!
  • Quando um perde o controle, todos podem perder também – a demência coletiva
  • A arte de conviver bem
  • As pessoas difíceis
  • Os brigões de plantão
  • O que é mesmo empatia?
  • A cortesia na relação com as outras pessoas
  • Críticas construtivas – ou não!

Comportamentos defensivos

  • Agressivo, passivo e manipulador
  • Os impactos dos comportamentos defensivos
    • no comportamento dos colegas
    • na saúde mental, emocional e física da própria pessoa e dos colegas
    • nos resultados da empresa
  • Motivos que levam uma pessoa a adotar os comportamentos defensivos

Boas atitudes!

  • Organização
  • Produtividade
  • Disciplina
  • Comportamento
  • Discernimento
  • Comprometimento
  • Integridade
  • Aproveitando as oportunidades
  • Inovação
  • Decisão: o tempo todo
  • 10 atitudes para sempre
  • Antecipando problemas
  • Identificando riscos

Reflexões

  • Vida pessoal x vida profissional
  • Tarefas particulares em ambiente de trabalho, usando material da empresa
  • Guarde seus segredos
  • Puxa-saquismo e o profissional engajado
  • Motivação
  • Toda decisão que se toma é uma decisão sobre quem você é!
  • Culpa é diferente de remorso
  • Não se sinta mal por ser honesto
  • Clima no ambiente de trabalho
  • Há regras boas e regras ruins?
  • Por que não somos assertivos: os vilões da assertividade
  • Escolhas conscientes e inconscientes
  • Excessos e faltas nos comportamentos: caminho do conflito
  • Revisando suas crenças
  • Entendendo seus sentimentos
  • Remodelando seus comportamentos